Bee Live

Projetos Erasmus+ (KA2)

Bee Live

O projeto Bee Live tem por base a formação dos nossos alunos para se tornarem eco-delegados ativos na luta contra a perda da biodiversidade. Dar aos jovens a possibilidade de se envolverem numa ação ativa e cívica para preservar o ambiente e a sua riqueza.

O objetivo principal do projeto é dar aos nossos alunos um conhecimento real dos desafios da transição ambiental.

  • A 1ª prioridade horizontal mais relevante visa a sensibilização para os desafios ambientais e climáticos, totalmente alinhada com o nosso projeto educativo. Ainda a questão da sustentabilidade, fazer com que os nossos alunos se tornem consumidores conscientes, capazes de adotar novos comportamentos, fazer escolhas adequadas e tomar decisões responsáveis no tocante a hábitos de consumo e estilos de vida”.
  • A 2ª prioridade é a sensibilização para o ensino e aprendizagem de línguas, nomeadamente o uso da língua inglesa, o idioma de comunicação privilegiado, não pondo de parte a abertura a outras línguas de cultura.
  • A 3ª prioridade é a sensibilização para a política europeia, em particular o Pacto Verde (Green Deal) iniciado por Ursula Van Der Leyen alertando os jovens para que tenham plena consciência da dimensão política da preservação da biodiversidade como estratégia e projeto europeus.

Resultados e impactos esperados

  • consciencialização dos desafios ambientais e climáticos numa abordagem europeia e não apenas local ou nacional.
  • melhorar competências transversais como o aprofundamento da capacidade de colaboração e trabalho em equipa.
  • melhorar competências linguísticas através de atividades inovadoras e do uso de tecnologias de informação e comunicação.
  • Preparar os alunos para se tornarem agentes de mudança.
  • preparar os alunos para a sua integração no mundo do trabalho.
  • integrar os objetivos de desenvolvimento sustentável na aprendizagem diária na escola

Parceiros: Gimnazija Jozeta Plecnika Ljubljana – ESLOVÉNIA; Agrupamento de Escolas Póvoa de Lanhoso – PORTUGAL, Lycee du Pré Saint Sauveur – França, e Liceo Scientifico Statale Ernesto Basile, Palermo – ITÁLIA


Coordenador do projeto: Lycee du Pré Saint Sauveur – França