Projeto CLIL

CLIL (Content and Language Integrated Learning)

Em que consiste:

  • Esta abordagem implica um enfoque dual, inovador no campo da aprendizagem, representando uma mudança rumo à integração curricular, entre a disciplina de língua e outras de conteúdo.
  • Usa a língua estrangeira como língua de instrução no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia assenta em quatro princípios chave, sendo um deles o conteúdo (content) – conteúdos disciplinares –, comunicação (communication) – a língua e o uso da língua –, cognição (cognition) – processos de aprendizagem e de reflexão – e cultura (culture) – compreensão intercultural e cidadania global..

Objetivos principais:

  • Proporcionar aos alunos a possibilidade de alcançarem um nível elevado de proficiência em língua inglesa, exigido num contexto cada vez mais global;
  • Desenvolver a aprendizagem da língua inglesa de forma integrada;
  • Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
  • Incentivar a aprendizagem de conteúdos diversificados utilizando, tanto a língua materna como a língua inglesa, de forma a alargar o leque de pesquisa e, consequentemente, de conhecimento;
  • Proporcionar a transferabilidade desta metodologia para outras áreas disciplinares;
  • Melhorar os resultados da aprendizagem no seu todo.

Parcerias:

  • Instituto de Educação da Universidade do Minho;
  • Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, em Valadares; 
  • Knightsbridge Examination & Training Centre, do Porto.