FRIENDLY MATHS

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Projetos Erasmus+ (KA2)

FRIENDLY MATHS
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O projeto Friendly Maths visa integrar a matemática e outras disciplinas pelo uso da linguagem, arte, TIC e outras áreas da escola. Isso acontecerá dentro de um contexto intercultural, não apenas entre os alunos e professores envolvidos, mas também em cada escola, procurando formas de enriquecer pontos de vista plurais com a participação de alunos de origens culturais diversas. Cada atividade e interação entre os participantes procurará o uso das TIC em apresentações e produtos digitais, comunicação por meio de plataformas digitais, compartilhamento e disseminação de atividades e recursos do projeto, etc.

A matemática amigável visa:

  1. Fomentar o interesse e as competências dos alunos pela matemática a partir de uma abordagem prática e divertida.
  2. Promover habilidades sociais em alunos de origens desfavorecidas, a fim de ganhar mais autoconfiança.
  3. Elaborar materiais e metodologias pedagógicas que serão inseridas nos currículos das escolas.
  4. Melhorar as competências digitais e linguísticas dos alunos e professores.
  5. Envolvimento das famílias nas atividades escolares e cooperação no progresso dos filhos na escola.
  6. Reduzir o abandono escolar nas nossas escolas e ajudar os alunos a procurar conhecimento futuro.

Os alunos com menos oportunidades (provenientes de origens migrantes, famílias de baixa renda e baixos resultados em habilidades básicas) beneficiarão deste projeto, permitindo-lhes participar nas atividades de aprendizagem localmente e durante o intercâmbio de alunos.

Todos os alunos das escolas parceiras vão poder beneficiar deste projeto e do projeto eTwinning, com especial destaque para os alunos com 15/16 anos que poderão participar nas mobilidades. Estes alunos serão escolhidos de acordo com uma discriminação positiva que vai permitir a participação de alunos de meios desfavorecidos (social, cultural, económica, etc.).

As atividades do projeto serão projetadas em conexão com uma ampla gama de aplicações e de abordagens desafiadoras e de gamificação: vida cotidiana e atividades profissionais, em nosso corpo, nossas rotinas diárias (alimentação, agendamento de tempo ...), e nosso comportamento, saúde e saúde estilos de vida, começar um negócio, cozinhar ou reformar uma casa, em peças de teatro, séries de TV, videogames, etc.

As escolas parceiras esperam que seus alunos

  1. Desenvolvam um sentido de compreensão e automotivação para ideias matemáticas
  2. Experimentem o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da autoconfiança
  3. Sintam-se satisfeitos com o sucesso na resolução de problemas
  4. Assumam responsabilidades, apreciem as diferentes maneiras de fazer as coisas e valorizem os erros como lições
  5. Envolvam-se em atividades de grupo e partilhem as suas ideias com outras pessoas

Os professores irão adquirir uma melhor compreensão de novas abordagens em metodologias como gamificação e salas de aula criativas, maior motivação em lidar com o baixo interesse dos alunos por matemática e experiência de cooperação em programas europeus e partilha em ambientes multiculturais e multidisciplinares.

As nossas escolas irão beneficiar, portanto, de novas maneiras de prevenir o abandono escolar precoce, considerando novos recursos de ensino e materiais envolventes. Ao direcionar os alunos de contextos desfavorecidos, esperamos alcançar grupos maiores de alunos provenientes de migrantes, de baixos recursos económicos ou de circunstâncias socialmente desfavoráveis


Parceiros: Lycée boisjoly potier - FRANÇA, Istituto di Istruzione Superiore "A. Cesaris" - ITÁLIA, Agrupamento de Escolas Póvoa de Lanhoso - PORTUGAL, Scoala gimnaziala nr 184 - ROMÉNIA, IES Ruiz de Alda – ESPANHA.


Coordenador do projeto: IES Ruiz de Alda – Espanha